Etiqueta na Internet: CUIDADO AO ESCREVER EM CAPS!

Uma das “regras” de etiqueta na Internet é NÃO ESCREVER COM LETRAS MAIÚSCULAS (também conhecidas como “Caps”), pois isso equivale a gritar. Sempre me deparo com pessoas que insistem em escrever assim em chats, ou mesmo nos e-mails corporativos. Temos que tomar cuidado, pois isso pode gerar confusões para aqueles que interpretam o CAPS como UM GRITO. Exemplo:

Interlocutor 1: Você terminou aquele serviço?

Interlocutor 2: JÁ TERMINEI

A impressão que dá é de que o Interlocutor 2 está já sem paciência e irritado ao digitar “JÁ TERMINEI”. Caberia até um “CARAMBA” para o quadro ficar ideal (risos).

Em livros de literatura, por exemplo, quando encontramos alguma conversa com as letras maiúsculas DESSA MANEIRA podemos já imaginar o personagem ou narrador gritando ou enfatizando algo. Pode estar gritando de raiva, de alegria, de desespero, ou simplesmente chamando alguém que está longe. Mas o sentido final é sempre o mesmo: levantar a voz.

Na verdade, eu resolvi escrever este post porque vi uma matéria interessante que fala exatamente disso, onde uma contadora neozelandesa foi demitida por ter enviado um e-mail inteiro USANDO CAPS. No fim, ela conseguiu uma indenização pelo ocorrido, mas mesmo assim fica a dica: POR FAVOR, não escrevam em CAPS quando não quiserem gritar!

E QUE FIQUE CLARO, HEIN! 😀

mulher gritando megafone caps desnecessario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *