Importância de um bom layout

Da importância de uma empresa ter um site, já não duvidamos mais. O problema é que agora muitas pessoas sabem criar uma página simples na Internet (existem inúmeras apostilas explicando o processo), e aí alguns acabam fazendo o site da empresa de qualquer jeito, achando que é só estar online e pronto.

Acontece que a coisa não é bem assim. Não é o suficiente só saber fazer um site com links e informações. O trabalho do webdesigner é crucial. Basicamente, ele/ela é quem faz o site, com base em critérios de estilo, acessibilidade e usabilidade.

Não adianta fazermos um site como estes abaixo e achar que ele vai alavancar alguma coisa nos dias de hoje:

(as imagens abaixo foram retiradas do site Tech Tudo)

 

 

Temos que levar em conta de que estamos falando da primeira impressão do usuário online, referente à sua empresa. Ora, se você fosse convidar alguém para visitar seu estabelecimento, você não iria deixa-lo todo arrumado e o mais bonito possível para causar uma boa impressão? Pois com sites é o mesmo.

Quando um usuário vê uma página na Internet, logo relaciona o site à imagem da empresa, o que seria desastroso no caso dos exemplos acima.

O conteúdo de sua página é de suma importância, porém muitos usuários hoje em dia (creio que a maioria) olham primeiro o layout, e apenas se este agradar, aí sim vão prestar atenção ao conteúdo. Vê como é importante ter um site com boa aparência? É o que mantém o usuário interessado em sua página, por isso não podemos deixa-la de qualquer jeito.

Veja abaixo alguns exemplos de templates apresentáveis:

(as imagens abaixo foram retiradas do site Design Interativo)

 

Existem várias empresas que fazem layouts personalizados, e essa é uma ótima opção, porém geralmente é mais cara (muitas vezes ultrapassando R$ 5.000, se o webdesigner for bom). Se você tiver a oportunidade de pagar por isso, pode ter a certeza de que terá algo exclusivo e com uma verdadeira identidade visual. Ninguém terá a mesma aparência que a sua, diferente de opções livres, onde qualquer um pode usar.

O fato é que nem sempre as pessoas tem a necessidade de algo tão personalizado assim, seja por ser uma empresa no início, ou mesmo por ser um negócio em que basta ter algo apresentável (e não necessariamente personalizado). Muitas vezes só necessitam de algo que deixe o site bonito, independente de ser livre ou não. Afinal, é melhor tem um site com template livre e bonito (onde os usuários não ficarão espantados), do que ter algo “feito em casa” e que afaste os visitantes.

Uma das melhores plataformas gratuitas hoje em dia para sites é o WordPress. O WordPress é um sistema próprio para blogs, porém ele está tão bem desenvolvido, e com opções tão avançadas que você consegue criar com ele desde sites corporativos até um hotsite sobre algum lançamento de produto ou serviço. E as possibilidades de templates que eles disponibilizam gratuitamente é enorme (e cresce a cada dia, pois a comunidade alimenta com os próprios trabalhos).

Existem, sim, outras opções (como o Wix, SquareSpace, Blogger) mas o WordPress é mais recomendado por ter uma comunidade crescente falando a respeito, o que torna fácil encontrar o que precisamos (como módulos ou resolução de problemas).

Aventure-se no mundo online com seus negócios! Hoje em dia, todos estão digitais 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *